São vários os exames para a detecção da infecção por Covid-19, mas cada um possui uma indicação específica.

O PCR, de biologia molecular, por exemplo, detecta o vírus no organismo. Por isso, é importante que esse exame seja feito nos 10 primeiros dias de sintomas (ou após o contato com a pessoa infectada), de preferência entre o 3º e 7º dia. O teste é feito com a secreção da mucosa do nariz ou da faringe. O resultado costuma ficar pronto em até 72 horas.

Já os exames Sorológicos identificam os anticorpos produzidos pelo organismo para combater o novo coronavírus.

Assim, eles possuem as seguintes funções:

Sorológico IgA/IgG: identifica a quantidade de anticorpos IgA e IgG. É realizado com uma amostra de sangue e deve ser feito a partir do 10º dia do início dos sintomas ou do contato com a pessoa infectada. O resultado sai em até 3 dias úteis.

Sorológico Qualitativo IgM/IgG: também chamado de “teste rápido”, esse exame verifica a presença dos anticorpos IgM e IgG. É feito com uma gota de sangue, a partir do 14º dia dos sintomas (ou do contato com paciente infectado), e o resultado é obtido em poucos minutos.

Sorológico Quantitativo IgM/IgG: detecta os anticorpos formados por uma infecção recente (IgM) ou antiga (IgG). Também deve ser feito após 14 dias do início dos sintomas ou do contato com uma pessoa infectada. O resultado costuma sair em 4 dias úteis.

Sorológico (IgG): esse exame detecta uma infecção mais antiga e deve ser feito após 20 dias do início dos sintomas ou do contato com alguém infectado. O resultado é obtido em 3 dias úteis.

Para entender mais sobre qual é o melhor exame para a sua condição, procure um dos nossos laboratórios filiados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *