Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2025 entre o SINDILABS-GO e o SINBIOMED é homologada pelo MTE

“Após quatro anos de impasse e negociações estagnadas, o segmento profissional dos biomédicos e o laboratorial de análises clínicas e bancos de sangue do estado de Goiás celebram um novo marco nas relações do trabalho com a homologação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023/2025 entre o Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue do Estado de Goiás (Sindilabs/GO) e o Sindicato dos Biomédicos do Estado de Goiás (Sinbiomed/GO). Esta nova negociação coletiva, homologada no último dia 02 de fevereiro de 2024, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, não é apenas um feito administrativo, mas um importante passo em direção à valorização das relações do trabalho e à melhoria e o equilíbrio das condições de trabalho no setor.

A Convenção Coletiva de 2024 é o fruto de uma mediação exitosa conduzida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, sob a presidência do Juiz do Trabalho, Dr. Platon Teixeira de Azevedo Neto. A intervenção judicial, nesse caso, foi fundamental para desbloquear o impasse que perdurava, demonstrando o poder da mediação e do diálogo na resolução de conflitos laborais.

O longo período sem uma CCT havia criado um cenário de incerteza e instabilidade tanto para os trabalhadores quanto para os empregadores no setor de análises clínicas e bancos de sangue em Goiás. A ausência de uma convenção coletiva atualizada deixou muitas questões trabalhistas sem respostas claras, afetando a operação das empresas do setor.

A nova CCT, agora homologada, traz consigo uma série de avanços e ajustes nas condições de trabalho, salários, jornadas e outros direitos e deveres tanto dos empregados quanto dos empregadores. Ela representa um equilíbrio cuidadosamente negociado, garantindo direitos e reconhecendo as necessidades dos laboratórios e bancos de sangue, como igualmente, dos profissionais biomédicos.

Para os profissionais biomédicos, essa convenção significa um avanço significativo na valorização de sua profissão e na proteção de seus direitos trabalhistas. Para os laboratórios de análises clínicas e bancos de sangue, significa a possibilidade de planejar o futuro com mais segurança jurídica e harmonia nas relações trabalhistas, fundamentais para a prestação de serviços de saúde de qualidade.

Além disso, a celebração deste acordo coletivo é um testemunho da importância do diálogo e da negociação coletiva como ferramentas essenciais para a resolução de disputas no ambiente de trabalho. Demonstra, também, a relevância dos sindicatos e da justiça do trabalho na mediação de interesses entre empregados e empregadores, essencial para o desenvolvimento social e econômico.

Este acordo histórico entre o Sindilabs/GO e o Sinbiomed/GO, com a mediação do TRT da 18ª Região, e agora, homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, renova as esperanças e estabelece um novo padrão de relações laborais no setor laboratorial de análises clínicas e bancos de sangue em Goiás. É um momento de celebração não apenas para as partes diretamente envolvidas, mas para toda a sociedade goiana, que depende da vitalidade e eficiência deste setor essencial à saúde suplementar do estado.”