A presidente do Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue no Estado de Goiás (Sindilabs-GO), Christiane do Valle, participou da capacitação coletiva promovida pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, destinada aos gestores e membros de equipes técnicas de instituições de saúde.

As apresentações foram realizadas de forma virtual, na noite da quinta-feira (8), e envolveram diversos assuntos que tratam sobre a redução de riscos ocupacionais e acidentes do trabalho.

A capacitação faz parte de uma série de treinamentos organizados pela Auditoria Fiscal do Trabalho em razão da pandemia do novo coronavírus, do surgimento de suas novas variantes com maior transmissibilidade, das taxas de ocupação de leitos hospitalares acima de 90% em Goiás, do consequente aumento da carga de trabalho, da potencialização dos riscos ocupacionais ambientais e mentais envolvendo os trabalhadores e da necessidade permanente de capacitações para a redução de riscos ocupacionais e acidentes do trabalho.

No encontro do dia 8 foram abordados os seguintes temas:

– A Importância da Engenharia Elétrica para a Segurança do Trabalhador, dos Processos de Trabalho e do Meio Ambiente de Trabalho;

– Fisioterapia Intensiva: eixo normativo, qualificação, dimensionamento real, atuação multiprofissional para a garantia de processos de trabalho seguros; desenvolvimento de processos de trabalho para a redução da dispersão de aerossóis, de riscos ocupacionais de inalação de aerossóis em procedimentos invasivos;

– Prevenção de infecções por microrganismos multirresistentes em serviços de saúde: Exposição do Manual da Anvisa, publicado em 24 de março de 2021.