Saiba como participar do Curso Introdutório de Pesquisa Clínica

Processo seletivo de qualificação on-line recebe inscrições até 4 de setembro

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, convida para o processo seletivo de ingresso no Curso Introdutório de Pesquisa Clínica. A qualificação objetiva difundir conceitos básicos e fundamentais sobre a pesquisa clínica, preferencialmente para estudantes da saúde e profissionais atuantes na área. As vagas são limitadas e as inscrições serão encerradas no dia 4 de setembro de 2023, às 14h. Serão oferecidas 1 mil vagas e o critério de seleção será a ordem de inscrição.

As aulas serão gratuitas e ministradas de forma on-line. O curso é autoinstrucional, o que permite que os selecionados estudem no seu próprio ritmo e de acordo com sua disponibilidade de tempo. O conteúdo do curso está dividido em introdução e mais seis aulas. No total, serão 16 horas de formação, que se estendem desde 20 de setembro a 14 de novembro. Para acompanhar o curso de maneira satisfatória, recomenda-se de 2 a 3 horas de dedicação por semana.

Aula

Aula Introdutória

Introdução à Pesquisa Clínica

Aula 1

Fases da Pesquisa Clínica

Aula 2

Boas Práticas Clínicas (BPC)

Aula 3

Bioética e TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido)

Aula 4

Regulamentação (CEP, Conep, Plataforma Brasil, Anvisa)

Aula 5

Cenários Selecionados em Pesquisa Clínica – Particularidades das pesquisas em oncologia, pediatria e vacinas

Aula 6

Carreira Profissional em Pesquisa Clínica

O curso é uma parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). Os concluintes vão receber certificação da Faculdade de Educação e Ciências da Saúde (Fecs), do HAOC, que é credenciada e autorizada pelo Ministério da Educação.

A formação é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos em pesquisa clínica e contribuir para o avanço da ciência no Brasil. O compromisso de qualificar pesquisadores nacionais para aprimorar a pesquisa clínica no país é parte integrante do Plano de Ação de Pesquisa Clínica no Brasil.

Fonte: https://www.gov.br/saude