SINDILABS-GO e Conselho Municipal de Saúde abordam problemas com Sistema Celk

Na manhã do dia 28/08/2023, a Presidente do SINDILABS-GO, Christiane do Valle, reuniu-se com os filiados do SINDILABS e a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Celidalva Bittencourt, juntamente com o Gerente de Sistemas da CELK, Rafael Meyer, para discutir e esclarecer os problemas enfrentados com relação aos serviços prestados pelo Sistema Celk.

Durante o mês de agosto em específico, temos enfrentado grandes dificuldades, pois o referido sistema tem apresentado falhas contínuas há 28 dias consecutivos. Essa situação tem acarretado a quebra de exames para usuários que poderiam ser atendidos em um único estabelecimento. A distribuição irregular desses agendamentos tem causado transtornos tanto para os usuários quanto para os prestadores de serviços.

O objetivo principal da reunião foi reivindicar melhorias no sistema, que está em operação há três anos, mas continua apresentando problemas significativos. Essas questões têm causado inconvenientes e desconforto para os usuários, prestadores de serviços e também para os profissionais das unidades de saúde. Vale ressaltar que essas questões já foram levantadas em momentos anteriores, porém até o momento não foram oferecidas soluções concretas.

Atualmente, a comunicação dos agendamentos é feita através de mensagens de texto (SMS), sendo comum casos em que os pacientes são notificados, por exemplo, às 23h30min do dia anterior, para comparecerem aos laboratório e clínicas a partir das 7h00 da manhã do dia seguinte. Esse procedimento desrespeita completamente as diretrizes estabelecidas pela ANVISA.

Durante a reunião, fomos informados pelo representante da Celk que, nos últimos dias, foram gerados cerca de 10 mil agendamentos para uma cidade com aproximadamente 1,6 milhão de habitantes. Esse número caracteriza um volume de atendimento para apenas um dia, ou seja, a demanda gerada pelo sistema não condiz com a realidade do nosso cenário local. Além disso, tem sido recorrente que os usuários se dirijam aos laboratórios sem qualquer informação sobre os pré-requisitos para a realização dos exames, mesmo quando instruções prévias são necessárias. Essa situação adiciona um ônus desnecessário aos prestadores de serviços, que precisam disponibilizar colaboradores para informar e orientar os usuários, causando ainda mais transtornos.

Durante a reunião, os participantes propuseram um prazo de 10 dias úteis para que os responsáveis pelo sistema solucionem as falhas identificadas, especialmente no que diz respeito à quebra de exames, que direciona os usuários a até 3 laboratórios diferentes para a realização de exames solicitados em um único pedido. Além disso, foi proposta a possível reintrodução do “vale exame” (anteriormente conhecido como “chequinho”) e uma nova configuração no sistema de atendimento. Essa modificação possibilitaria que os usuários já saíssem da unidade de saúde com seus exames agendados, evitando a dependência dos informes via SMS, considerando que muitos usuários se encontram em situação de carência ou são idosos, com pouca familiaridade com as novas tecnologias.

Em contraproposta, o representante do Sistema CELK se comprometeu a solucionar esses gargalos em um prazo de 10 dias úteis ou até mesmo antes, trabalhando em conjunto para entregar resultados melhores.

Estamos confiantes de que essas medidas poderão solucionar os problemas enfrentados pelo sistema, melhorando assim o atendimento aos usuários e proporcionando um ambiente mais prático e eficiente para os prestadores de serviços. Continuaremos acompanhando de perto essa situação e esperamos obter resultados positivos em benefício de todos os envolvidos, ressaltamos que diante do não cumprimento do prazo, o representante do Sitema CELK foi informado que haverá notificação do Ministério Público via Conselho Municipal de Saúde (CMS), para a substituição do mesmo.