Exame de sangue que detecta o Alzheimer chega ao Brasil. Saiba mais

Laboratórios privados de São Paulo começam a fazer o teste nesta terça-feira (19/9). Exame deve chegar a 12 outros estados nos próximos dias

Uma amostra de sangue é suficiente para indicar o desenvolvimento do Alzheimer antes mesmo que os primeiros sintomas da condição apareçam. Nesta terça-feira (19/9), um novo exame de diagnóstico para a doença começa a ser realizado no Brasil em laboratórios particulares.

O exame PrecivityAD2 detecta proteínas que indicam a presença ou a ausência de placas amilóides no cerébro. As placas amilóides são restos de proteínas agrupadas, que prejudicam o funcionamento cerebral.

Quanto custa e como será feito o exame

O procedimento deverá custar cerca de R$ 3,6 mil e não tem cobertura de convênios. A realização do teste depende de encaminhamento médico. O resultado é emitido em 20 dias. Embora o preço pareça salgado, custa três vezes menos que os exames de imagem usados tradicionalmente para avaliar os pacientes.

O teste PrecivityAD2 é realizado a partir de uma amostra de sangue analisada em alta resolução. O nível de certeza do diagnóstico é semelhante aos resultados dos exames de imagem.

Os laboratórios de São Paulo do grupo Fleury serão os primeiros a realizar o exame. Outros estados, de forma gradativa, começarão a ofertá-lo nos próximos dias. São eles: Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Benefícios do exame contra o Alzheimer

Embora atualmente não haja cura para o Alzheimer, diagnosticá-lo de maneira precoce aumenta as possibilidades de tratamento e diminui a velocidade de progressão da doença.

O exame foi criado em 2020 e disponibilizado em escala comercial nos Estados Unidos em agosto de 2023, já com as adaptações para resultados mais efetivos. Além dos EUA, Canadá, Coreia do Sul e países da Europa já usam o método de diagnóstico.

Fonte: https://www.metropoles.com