Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue do Estado de Goiás
Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue do Estado de Goiás
Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue do Estado de Goiás

Hecad lança cartilha de prevenção a doenças respiratórias em crianças e adolescentes 

Material educativo produzido por especialistas da unidade do Governo de Goiás enumera cuidados importantes para evitar essas enfermidades, que preocupam em Goiás e levaram o Rio Grande do Sul a decretar estado de emergência

As doenças respiratórias se intensificam nesta época do ano. No outono e o inverno, o clima fica mais seco e as temperaturas caem, doenças como bronquiolite, asma e pneumonia são mais frequentes e atingem crianças e adolescentes. Esses casos têm se alastrado em Estados como o Rio Grande do Sul, que chegou decretou estado de emergência. Para evitar situação semelhante em Goiás, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) lançou uma cartilha com orientações para ajudar pais e responsáveis a prevenir essas doenças respiratórias em crianças e adolescência. 

O material informa, inicialmente, que a bronquiolite é uma infecção viral que afeta os bronquíolos, causando tosse persistente, chiado no peito, dificuldade para respirar e febre. Já a asma é uma doença crônica que causa inflamação e estreitamento das vias respiratórias, resultando em falta de ar, tosse e chiado no peito. A pneumonia, por sua vez, é uma infecção bacteriana ou viral que afeta os pulmões, causando febre, dor no peito, tosse com catarro e dificuldade respiratória.

Fatores como genética, exposição ao tabagismo e produtos químicos também influenciam no surgimento dessas doenças. Órgãos respiratórios, nariz, garganta, brônquios e pulmões, são afetados, causando sintomas como irritação, inflamações, coriza e dificuldade para respirar. Uma das recomendações para evitar a propagação dessas doenças é que as crianças não frequentem a escola, se estiverem doentes.

Também é importante higienizar as mãos regularmente com água e sabão ou álcool em gel, evitar o contato próximo com pessoas doentes e manter os ambientes bem ventilados. A vacinação também desempenha um papel importante na prevenção, especialmente contra a pneumonia.

Ainda de acordo com a cartilha, é importante que os pais ou responsáveis evitem que as crianças sejam expostas ao fumo passivo, manter uma alimentação saudável, estimular a prática de atividades físicas e garantir um ambiente livre de poluentes são medidas que ajudam a fortalecer o sistema respiratório. Essas doenças são transmitidas por gotículas contaminadas, compartilhamento de objetos pessoais e contato com superfícies contaminadas. Ambientes fechados e aglomerações facilitam a disseminação dos vírus e bactérias responsáveis por essas infecções.

Em caso de qualquer sintoma respiratório, é fundamental procurar orientação médica imediatamente. Um diagnóstico precoce e um tratamento adequado podem evitar complicações futuras e garantir a saúde e bem-estar das crianças e adolescentes. Para ter acesso à apostila do Hecad, com essas e outras informações importantes, basta clicar no link (clique aqui).

Fonte: https://www.saude.go.gov.br

Veja Também
Newsletter